A Sociologia, enuncia Durkheim, é o estudo dos fatos sociais. E fatos sociais são justamente aqueles modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior, e que apresentam uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possam ter. Os fatos sociais, em suma, devem ser considerados como coisas. De acordo com o exposto, responda a alternativa correta: I – À maneira da lógica cartesiana, ele acha necessário desconfiar sempre das primeiras impressões. Daí a necessidade de tratar os fatos sociais como coisas, para livrar-se das pré-noções, dos preconceitos não científicos. II – “Coisa” para ele é todo objeto de conhecimento que a inteligência humana não penetra de modo imediato, necessitando o auxílio da ciência. Tratar os fatos sociais como coisas, portanto, é uma postura intelectual, uma atitude mental. III – A sociedade está na cabeça dos homens e das mulheres, de todos e de cada um. Escolha uma opção: a. Somente a afirmativa I está correta. b. Todas as afirmativas estão corretas. c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. e. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Respostas
respondido por:
1
A sequência correta está em: II e III se apresentam como corretas. A lógica cartesiana se liga diretamente a dedução pura. A ideia de racionalismo partia de um pressuposto equivalente, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona.
Como Durkheim notou a sociedade e o fato social?
Para explicar o fato social Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Mais sobre o sentido de sociedade moderna:
https://brainly.com.br/tarefa/20017895
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás