oi gente
td bem??
Será q vcs poderiam me ajudar nessa questão??
VALENDO 50 PONTOS
o que foi necessário que pintores e escultores atingissem a perfeição em suas obras de arte ? justifique
AGRADEÇO DESDE JÁ
Respostas
A palavra perfeição,segundo o dicionário significa "o mais alto nível numa escala de valores" ou "excelência no mais alto grau".
Partindo desse princípio,a arte grega,se tornou um expoente notório que traz até os dias atuais,sentido à frase "É difícil alcançar a perfeição, mas não é difícil aproximar-se dela".
A arte grega foi caracterizada a partir de conceitos como simetria, proporção, harmonia e equilíbrio. Esses conceitos foram aplicados pela razão humana, seguindo critérios matemáticos pelo racionalismo.
Os gregos buscavam a perfeição completa nas imagens esculpidas. Veias, músculos e nervos eram ressaltados nas estátuas com o objetivo de retratarem o real da figura humana em toda sua essência. Principais características:
Busca da Beleza Física
Representação do corpo humano
Naturalismo e idealismo das formas
Movimentos e detalhes
Volume e simetria
Perspectiva e proporcionalidade
Temas mitológicos
A pintura grega era considerada um elemento de decoração arquitetônico que apresentava um equilíbrio formal e harmônico nas pinturas feitas em paredes e cerâmicas.
Os vasos gregos são reconhecidos pelo equilíbrio entre suas cores, as formas harmônicas e distribuição das figuras pintadas. A combinação destes fatores estéticos promovia a vivacidade na pintura.
A Arquitetura Grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nos estilos jônico, o dórico e o coríntio. Nas grandes construções gregas, os materiais mais utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário. Naquele tempo, as estruturas já contavam com uma grande engenharia, simetria e o uso de cálculos e proporções matemáticas.
Portanto,para que se possa ser alcançada a perfeição,tanto no contexto artístico,quanto em qualquer outro,além de muita prática e dedicação,se utilizam princípios racionais,matemáticos e harmônicos para se aproximar do belo,e alcançar a almejada perfeição,como os gregos já faziam há muitos séculos atrás.