5.
O Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a educação física contribuem para a reflexão e a discussão da prática pedagógica, alicerçados por três aspectos fundamentais: princípio da inclusão, princípio da diversidade e os conteúdos propriamente ditos.
Segundo a proposta curricular para a educação física para a EJA, os PCNs e suas orientações complementares, os conteúdos da disciplina de educação física devem:
A.
buscar a formação de hábitos saudáveis para a melhoria da saúde dos educandos, enfatizando o condicionamento físico.
B.
dar mais importância aos aspectos quantitativos do que aos qualitativos, uma vez que os educandos procuram uma melhor colocação no mercado de trabalho.
C.
desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora, para alcançar o exercício da cidadania.
D.
enfatizar somente conteúdos que relacionem os temas globais em detrimento das especificidades locais e regionais.
E.
enfatizar os jogos, os esportes, as lutas e as ginásticas em benefício da saúde e da qualidade de vida, em detrimento das discussões de temas socioculturais.
Respostas
Resposta:
C.
desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora, para alcançar o exercício da cidadania
Explicação:
A cultura corporal de movimento é o grande alicerce da proposta curricular dos PCNs, visando à construção da cidadania e de um sujeito crítico perante a sociedade. Assim, os aspectos qualitativos são mais importantes que os quantitativos.
A qualidade de vida, o bem-estar e a promoção de hábitos saudáveis atuam como coadjuvantes da formação integral do educando.
As especificidades locais e regionais são o ponto de partida para a formulação dos saberes trabalhados com os educandos.
Por meio da cultura corporal de movimento, conteúdos do esporte, como as lutas, as ginásticas e os gestos técnicos e táticos, se entrelaçam com outros saberes da educação física para o aprofundamento de temas culturais e sociais, como, por exemplo, as questões de gênero e étnicas.