• Matéria: Biologia
  • Autor: kabeni
  • Perguntado 3 anos atrás

O processo de produção de energia (ATP) por meio da fermentação lática é denominado de anaeróbico, pois não é utilizada a molécula de oxigênio (O2), já o processo aeróbico, é aquele que utiliza O­2 em algum momento, como por exemplo, a cadeia respiratória do processo de respiração celular. Ao escutar essa afirmação, um atleta corredor de distâncias curtas (velocista), que precisa de força durante a competição, questiona seu treinador sobre o processo energético realizado durante a corrida. Seu trinador diz que o processo utilizado em grande quantidade é a fermentação lática, que produz pouca energia, no entanto, de forma rápida, que supri as necessidades do atleta durante a competição. Certo dia, esse atleta pesquisou sobre a fermentação lática e entendeu, que além do ATP, também é produzido outro produto, que é um dos causadores da cãibra muscular.
(Fonte: o professor).
Assim, com base no texto, o atleta encontrou as seguintes assertivas, e a relação entre elas, sobre a fermentação lática:
I – A fermentação lática, é um processo de produção de energia (ATP) que ocorre nos músculos estriados esqueléticos, e que além do ATP, também é produzido o ácido lático. Quanto maior for a quantidade de fermentação lática, maior a quantidade de ATP e ácido lático liberados no músculo. Todo o processo de fermentação lática é anaeróbico.
PORQUE
II – Durante atividades de força, não há ativação da cadeia respiratória, processo em que é utilizado o O2 na membrana interna da mitocôndria, não ocorrendo a respiração celular. Sendo assim, a fermentação lática, fornece energia rápida, e ao final da glicólise o piruvato recebe os elétrons do NADH, reduzindo-se em ácido lático, causador da cãibra.

Avalie as asserções e responda o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.


carlamagsouza: Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Respostas

respondido por: anonymousshelby666
12

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

– A proposição II está errada na primeira parte dela porque diz que durante as atividades de força NÃO há a ativação da cadeia respiratória e isso não é verdade , já que durante atividades físicas usamos a respiração celular aeróbica e os músculos começam a realizar a fermentação lática somente quando necessitamos de mais ATP rapidamente.


rennaironfilipe: Exercício de força não usa respiração celular (metabolismo aeróbico). Não é toda atividade física que usa. Por exemplo: musculação é metabolismo anaeróbico alático e lático, pois cada execução não chega nem a 1 min e tem pausa, se for de força, é 10 seg. Corrida de curta distância também não usa, pois a prova dura, aprox, 20 seg. Esses exercícios ativam mais fibras do tipo II.
respondido por: carlamagsouza
4

Resposta:

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

Perguntas similares