• Matéria: Administração
  • Autor: BeatrizCaroline24
  • Perguntado 9 anos atrás

COSTA, 1996) A situação de crise institucional crônica da atenção médico-hospitalar durante os anos 1991-95 é compreensível se forem considerados os arranjos organizacionais propostos pelo Estado corporativo e pelo regime militar anterior, que desenharam uma articulação especial entre Estado, clientelas e mercado na provisão dos serviços de saúde. A tradição institucional do corporativismo estatal, forjada na década de 1930, possibilita entender por que o desenvolvimento da assistência médica subordinou-se diretamente ao sistema previdenciário, sendo o vínculo contributivo condição indispensável à obtenção do direito à atenção à saúde. A restrição básica ao acesso dos não-contribuintes vigorou no Brasil até a década de 1970. Relacionado a medicina previdenciária desta época, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
A medicina previdenciária pertencia às categorias de trabalho que não eram reconhecidas legalmente.

b)
Criou-se o seguro social, tendo proteção social aquele que exercia uma profissão reconhecida por lei. A partir deste momento deu início uma estrutura previdenciária fazendo parte a assistência à saúde.

c)
No ano de 1964 uma comissão foi criada com objetivo de reformular o sistema previdenciário e assim ocorreu a fusão de todos os IAPs (Instituto de Atenção à Saúde), criando o INPS (Instituto Nacional de Política Social) em 1966.

d)
As agências governamentais de atenção médico-hospitalar de âmbito nacional, foram organizadas a partir de algumas determinações, não havendo restrições da cultura organizativa da Previdência Social e de suas clientelas.

e)
Apesar do regime de repartição simples da previdência social brasileira, não havia predomínio da comunidade técnica previdenciária, até os anos 50, a defesa da noção de seguro social, da contenção de despesas e do regime de capitalização.

Respostas

respondido por: aguiarranilly
3
estudos foram realizados para entender quais são os principais determinantes da personalidade.
São eles:
a) Ambiental e hereditariedade 
b) Bioquímica e genética 
c)Neonatal e ambiental 
d)Ambiental e bioquímica  
Perguntas similares