• Matéria: Geografia
  • Autor: mateustonattoalves
  • Perguntado 3 anos atrás

Como foi o Imperialismo na Segunda Guerra Mundial

Preciso de um texto razoavelmente grandinho

Respostas

respondido por: Recksher
2

Resposta:

A segunda guerra mundial não passou do evento de resolução dos conflitos acumulados que estouraram na primeira guerra mundial, mas que não foram de fato resolvidos na primeira guerra.

Antes da primeira, a Inglaterra se impunha soberana como dona da economia mundial, mas as bases que sustentaram a Inglaterra ao longo do século XIX como hegemon da economia mundial, que eram as bases produtivas inglesas, isto é, sua posição de oficina do mundo, não existiam mais. Surgiam duas novas superpotência industriais que produziam mais e melhor do que a Inglaterra: os EUA e a Alemanha.

Na primeira guerra, foi uma disputa por quem se tornaria o novo hegemon da economia mundial, sendo os EUA vitoriosos (vendendo armamentos para todos durante a guerra). No entanto, a primeira guerra não chegou ao solo alemão, isto é, não destruiu as bases produtivas alemãs. Na segunda guerra então houve novamente essa disputa, de outra forma, a Alemanha buscava impor sua produção como aquela que governaria o mundo, e os EUA buscavam continuar governando o mundo com a sua produção.

Por fim, a Alemanha foi destruída, transformada num estado fantoche e subjulgada às indústrias americanas. Assim o mundo conheceu novamente a paz através da elavação de um país como hegemon acima de todos os outros, os EUA, tal qual a inglaterra havia sido no passado. E eles viveram felizes para sempre.

Explicação:

Perguntas similares