• Matéria: Sociologia
  • Autor: larissa86559
  • Perguntado 3 anos atrás

Pesquise exemplos de conflitos religiosos no mundo atual e relacione-os aos conflitos religiosos que ocorreram em outros momentos da história. Depois escreva sua concepção do significado de intolerância:​

Respostas

respondido por: SamirFaheem
3

Resposta:

Os conflitos religiosos têm sido uma importante fonte de tensão no mundo durante séculos, e algumas das mais infames batalhas históricas, inclusive entre católicos e protestantes, foram travadas por causa da religião. Atualmente, os conflitos religiosos ainda são uma fonte significativa de conflitos dentro e entre países. Na Irlanda do Norte, por exemplo, o conflito entre católicos e protestantes continua a ser um ponto de discórdia. Além deste conflito moderno, há também muitos lugares em que diferentes religiões têm dificuldade de coexistir pacificamente. Por exemplo, em algumas partes do Oriente Médio, muçulmanos e judeus têm dificuldade de viver lado a lado porque têm crenças diferentes.

Na minha opinião, a intolerância religiosa é causada por vários fatores. Uma causa é que as pessoas muitas vezes se sentem ameaçadas por aqueles que praticam crenças diferentes das suas porque suas religiões são tão diferentes das suas próprias; por exemplo, os cristãos podem se sentir desconfortáveis ao redor de ateus ou muçulmanos porque não sabem como interagir com pessoas cujas crenças são tão diferentes das suas próprias. Outra razão pela qual as pessoas podem ser intolerantes a outras religiões é porque acreditam que sua religião é a "certa" ou superior a outras; quando alguém acredita dessa forma em sua própria religião, então pode não entender como alguém não poderia ser membro desse mesmo sistema de fé, porque isso parece tão obviamente verdadeiro para eles.

No passado, a religião era usada como uma ferramenta para unir as pessoas em um grupo coeso que compartilhava ideais e costumes. Com o tempo, as pessoas viram que a religião também podia ser usada para manter esses grupos separados uns dos outros. As pessoas que tinham crenças religiosas diferentes não eram vistas apenas como erradas, elas eram muitas vezes vistas como sendo más ou corruptas.

A idéia de "intolerância" vem desta visão de que qualquer pessoa que não seja como nós deve ser má ou errada. Isto então leva à discriminação contra eles por coisas como emprego ou moradia, o que torna difícil para essas pessoas viverem uma vida normal sem medo e assédio constantes.


souzakethllyn35: Em sua opinião, o que pode ser feito para combater a intolerância religiosa?
Perguntas similares