Os processos de desestruturação do feudalismo e de centralização política e/ou nacionalismo foram marcados pela união de interesses de grupos que antes eram opositores. Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Entre os fatores que contribuíram para a desagregação do feudalismo, está a formação das monarquias nacionais, ou seja, o fortalecimento do poder dos reis.
II. O surgimento das monarquias nacionais foi impulsionado, em grande parte, pela necessidade da burguesia de fortalecer o comércio e derrubar algumas barreiras que existiam.
III. Os interesses da burguesia e da nobreza alinhavam-se em torno de um objetivo comum: diminuir o poder do rei e instaurar uma monarquia parlamentarista.
IV. Os reis, financiados pela burguesia mercantil, impuseram sua autoridade sobre os territórios antes dominados pelo clero e pela nobreza.
V. O processo de dissolução do feudalismo foi apressado por uma sucessão de acontecimentos durante o século XIV, que levaram a Europa a um estado de crise generalizada.
Marque a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra D I, II, IV e V.
Explicação:
A única proposição falsa é a III, pois a burguesia defendia a centralização do poder nas mãos dos reis e a quebra dos privilégios da nobreza e do clero, estabelecendo, assim, facilidades para o desenvolvimento comercial, como a unificação da moeda, da cobrança de impostos e das unidades de pesos e medidas.
renatasilvasouza650:
valeu
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás