A perspectiva antropológica nos ajuda a entender e compreender a diversidade das culturas e das formas de organização social, orientando-se pelo distanciamento das interpretações eurocêntricas e, por conseguinte, diz sobre o respeito à toda a composição diversa da vida humana. Considerando este aspecto, a proposta de reflexão deve ser encaminhada para pensar a situação geral das populações indígenas em diálogo com um contexto, ainda, de pandemia; Leia os fragmentos a seguir: (1) "Precariamente assistidas [. ] e pressionadas pela crescente onda de invasões em seus territórios, as comunidades indígenas enfrentam quase sozinhas o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias. [. ]. "Temos um histórico muito perverso de doenças contagiosas, que dizimaram etnias inteiras no passado. Todos estão assustados", diz Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) (Agência de Jornalismo Investigativo Pública. (14 abril 2020) (2) "De acordo com o monitoramento realizado desde o começo da pandemia pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), até o dia 18 de janeiro de 2022, 1. 255 vidas indígenas foram levadas pela Covid-19. [. ] esse número é resultado, principalmente, da negligência e do descaso [. ] em vacinar e oferecer assistência médica aos povos originários. [. ]". (10 janeiro 2022). Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social. O Estado, e parte da sociedade civil, ainda reproduzem a narrativa de desvalorização e não reconhecimento da população indígena brasileira, uma vez que as ações de violência e violação dos direitos de existir destes povos permanecem enraizadas na cultura nacional. Você pode orientar a sua reflexão a partir dos seguintes conceitos: Diversidade cultural/ Alteridade/ Eurocentrismo e a discriminação/ Padrões de Cultura
Respostas
Resposta:
Distanciamento social aproximou, mas as famílias, disso pode-se tirar algum proveito, ou não também veio junto o desgaste emocional, brigas internas, etc. A perspectiva de vida ta bem clara haverá grandes mudanças, pois sempre vai aparecer doenças novas, o homem tem o dom de se reinventar, de renovar se redescobrir. Já o a aprendizagem está apenas começando o que muitos já esperavam, no avanço da saúde, tecnologia o mundo se unindo contra um vírus mortal, religiosa nunca se viu tanta Fe quanto nesta pandemia mundial, com o avanço tecnológico e o acesso as informações, dependendo do ponto de vista se aprendem
Explicação:
e sobre seu ponto de vista
O papel do Estado é garantir o direito à vacinação de toda a população, inclusive dos povos indígenas, que, segundo o texto, de alguma forma não são ajudados no combate ao vírus e à invasão em suas regiões.
Direito à vacinação
A democracia não deve ser considerada apenas no ato do voto, pois garante justiça social até mesmo para os povos indígenas.
Portanto, o trabalho do Estado é fiscalizado por órgãos competentes com o objetivo de não deixar nenhum cidadão para trás, principalmente os públicos menos favorecidos, como é o caso dos indígenas.
Saiba mais sobre vacinação em:
https://brainly.com.br/tarefa/8340883
Bons estudos!