O conceito de epistemologia tem sua origem na composição grega episteme (conhecimento) e logos, (razão, explicação) e significa o estudo da natureza do conhecimento, a sua justificação e seus limites. Dimensões essas que pautam as controvérsias filosóficas acerca da possibilidade, das fontes, da essência e dos critérios de validade de um conhecimento sistemático (epistêmico) (GAMBOA, 2016). Sobre epistemologia, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Gaston Bachelard. II- Jean Piaget. III- Michael Foulcalt. IV- Popper. ( ) Acredita que o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. ( ) A objetividade do conhecimento só é possível quando o indivíduo se afasta do imediatismo e racionaliza a ciência. ( ) Acredita que o conhecimento não é algo que se adquire de forma progressiva rumo a uma verdade absoluta. ( ) A epistemologia racionalista crítica consiste na verificação de valor das teorias científicas através do princípio da verificação e da falsificação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
A sequência correta quanto à relação entre pensadores e sua conclusão sobre o conhecimento é a letra D) II - I - III - IV.
Gaston Bachelard
Bachelard acreditava que o conhecimento só poderia ser possível a partir de um afastamento do imediatismo e de uma racionalização da ciência.
Jean Piaget
Piaget confiava que o conhecimento só é obtido a partir de uma interação do indivíduo (objeto) com o ambiente ao redor (meio), partindo de estruturas do objeto.
Michael Foulcalt
Para Foulcault, o conhecimento é adquirido de partes em partes, sendo que um complementa o outro. Para ele, não há uma verdade absoluta, mas apenas o acréscimo de informações complementares.
Popper
Popper, em sua epistemologia racionalista crítica, o conhecimento é falível e corrigível.
Veja mais sobre epistemologia:
https://brainly.com.br/tarefa/13526451