• Matéria: Informática
  • Autor: lorranyramos7727
  • Perguntado 3 anos atrás

As relações entre tecnologia e modernidade no brasil na transição do século xix para o xx

Respostas

respondido por: luistakatsu3
0

Resposta:

Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, a sede do governo português é transferida da Europa para a América e, "de um dia para o outro, o Brasil passava [na prática, mas não teoricamente] à situação de metrópole e Portugal, à de colônia" (MARQUES, 1976, p.615). Assim, algumas medidas são tomadas (ver tabela cronológica em anexo):

Uma das principais transformações tecnologicas foram nas comunicações, em 1852, a telegrafia elétrica chega ao Brasil e, em 1874, o país passa a se comunicar diretamente com a Europa, através de cabo transatlântico. Em 1883, a telefonia é implantada no Brasil.

Contudo, durante a década de 1970, é nesse período que se assiste ao advento da máquina de escrever elétrica nos escritórios e que se começa a criar condições para a formação de uma indústria brasileira de informática, a qual teve o seu embrião em 1959, quando foi criado o Grupo Executivo de Aplicação de Computadores Eletrônicos (Geace), responsável pela instalação de muitos computadores no Brasil. Assim, é na década de 1970 que se começa a difundir pelo país o chamado paradigma da tecnologia da informação -o que é acentuado, em 1974, com a criação da estatal Cobra, para a produção de microcomputadores no país. De fato, no início da década de 1980, consolida-se a idéia de que seria primordial basear o processo de modernização industrial em tecnologia de base microeletrônica. Porém, apesar das vozes contrárias à informática, foi criada a Secretaria Especial de Informática (SEI), que se destacou como um dos mais importantes órgãos na formulação da política industrial dos anos 1980. A SEI passa, assim, a deter o controle virtual da capacidade de desenvolvimento tecnológico da indústria mecânica e de equipamentos eletroeletrônicos, isto é, passa a controlar o processo de automação da indústria brasileira, protegendo o desenvolvimento doméstico de tecnologia (RIBEIRO, 1986).

Em 1982, o fax chega aos escritórios e os computadores e impressoras começam a substituir a máquina de escrever. Em 1984, a Lei de Informática determina a criação de comissões periféricas, com empresários e trabalhadores, para gerir programas de automação nas empresas. Nesse mesmo ano, a linguagem dBase, de programação de bancos de dados, conquista os executivos, que começam a ter acesso em segundos a informações que levariam anos para serem encontradas em arquivos de papel. Os cursos de informática começam a substituir os de datilografia. Em 1985, é criada a Comissão Nacional de Tecnologia e Automação e, dois anos depois, a lesão por esforço repetitivo é reconhecida como doença ocupacional e principal causa de afastamento do trabalho dos funcionários ligados à área. Ainda em 1985, surgem os telefones digitais, e em 1988, as empresas aderem às redes locais internas (LANs). Em 1990, o Windows 3.0 chega ao Brasil, ao mesmo tempo em que a Telerj inicia a implantação da telefonia móvel no Rio de Janeiro, serviço que chega a São Paulo cinco anos depois.

Durante a década de 1990, continuamos a assistir ao desenvolvimento das tecnologias da informação e de novas tecnologias organizacionais

que continuam avançando desenfreadamente até os dias de hoje.

Explicação:

Perguntas similares