Formas violentas de tratamento a determinados grupos sociais específicos de nossa população, denominados anteriormente, selvagens e hoje os mais pobres e os negros, não é apenas uma pauta do passado. A mídia possui um papel importante na difusão de ideias de que bandidos devem morrer, não existe um esclarecimento sobre quem possa ser esse bandido, qual é a sua história de vida, a qual sistema de violência, seja do estado ou da sociedade, também foi vítima e que tipo de tratamento recebe ou possa receber na prisão. Há que se discutir e caminhar para uma solução de forma humanizada o problema da criminalidade, atacando suas causas, as desigualdades sociais, acesso ao trabalho, moradia, educação e o respeito ao direitos humanos
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: I, II e III, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
Explicação:
Existe uma memória latino-americana atravessada por crimes contra a humanidade e baseado nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I - O tráfico de escravos e a escravidão, foram perpetuados por séculos no Brasil para sustentar nossa economia agrário-exportadora.
II - Barbáries perpetuadas contra negros eram justificadas pela ideia de que esses não eram homens, e sim animais.
III - Os negros não pertenciam à “humanidade”, portanto não podiam nem mesmo ser tratados como súditos, apenas como animais.
IV - O genocídio contra os negros deixou de ocorrer no Brasil.
Em relação aos crimes contra a humanidade é possível destacar que todas as alternativas estão corretas e que esse tipo de violência continua a ocorrer, porém, de forma encoberta.
Os crimes contra a humanidade
O tráfico de escravos
O tráfico de escravos, por muitos anos, foi considerado comércio. Os negros eram moedas de troca e muitas vezes ficavam em "vendas" para serem comprados. Os mesmos não eram considerados seres humanos e em todo o mundo essa mentalidade prevalecia, tanto que há muitos relatos de escravidão na própria África.
A luta pela liberdade desse povo foi constante e ocorre até os dias de hoje, sendo que muitos resquícios culturais ainda permanecem. Quando se exalta o racismo estrutural está se considerando essa cultura que se perpetuou por muitos anos e acabou, de modo natural, fazendo parte da estrutura social.
A desigualdade social
A desigualdade social é um dos problemas que praticamente afeta o mundo, porém, em alguns locais a situação se mostra mais séria, sendo que o Brasil, um país subdesenvolvido, faz parte dessas nações que apresenta maiores índices de desigualdade social. Desigualdade que vem aumentando diariamente necessitando de resolução.
Pode-se notar que após a pandemia a desigualdade social acelerou, pois, o fato das pessoas terem que ficar isoladas acabou prejudicando as crianças, sendo que as mesmas estudavam sozinhas (muitas vezes não tinham quem as acompanhassem) e muitas não conseguiram ter acesso à tecnologia (população mais carente). Muitos pais tiveram que largar o emprego para cuidar dos filhos e, além disso, algumas empresas foram prejudicadas financeiramente encarecendo os produtos.
Quer saber mais a respeito dos crimes contra a humanidade?
https://brainly.com.br/tarefa/12621053
https://brainly.com.br/tarefa/4249425
Continuação da questão
Formas violentas de tratamento a determinados grupos sociais específicos de nossa população, denominados anteriormente, selvagens e hoje os mais pobres e os negros, não é apenas uma pauta do passado. A mídia possui um papel importante na difusão de ideias de que bandidos devem morrer, não existe um esclarecimento sobre quem possa ser esse "bandido", qual é a sua história de vida, a qual sistema de violência, seja do estado ou da sociedade, também foi vítima e que tipo de tratamento recebe ou possa receber na prisão. há que se discutir e caminhar para uma solução de forma humanizada o problema da criminalidade, atacando suas causas, as desigualdades sociais, acesso ao trabalho, moradia, educação e o respeito ao direitos humanos. existe uma memória latino-americana atravessada por crimes contra a humanidade e baseado nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I - o tráfico de escravos e a escravidão, foram perpetuados por séculos no brasil para sustentar nossa economia agrário-exportadora.
II - barbáries perpetuadas contra negros eram justificadas pela ideia de que esses não eram homens, e sim animais.
III - os negros não pertenciam à "humanidade", portanto não podiam nem mesmo ser tratados como súditos, apenas como animais. iv - o genocídio contra os negros deixou de ocorrer no brasil.
#SPJ5
1-B
2-E
3-A
4-C
5-B CORRIGIDO PELO AVA