5) Os processos espaciais são impactados pelo modelo socioeconômico capitalista, refletindo suas lógicas e contradições. Um dos efeitos do capitalismo no espaço urbano é a concentração de populações ricas, com alto poder aquisitivo, em setores selecionados e bem localizados de uma cidade.
Sobre esse processo espacial, pode-se dizer que:
A.
se trata de um processo de centralização, pois centraliza uma parcela homogênea da população em um único lugar.
B.
é um processo de centralização, pois o valor de uso do solo e o preço dos imóveis são altos.
C.
este cenário representa uma descentralização espacial, pois a população rica das cidades está cada vez mais preferindo viver em áreas não centrais.
D.
se trata de um processo de segregação residencial (que também é espacial), considerando a uniformidade socioeconômica da população moradora.
E.
não se trata de segregação residencial, pois esse processo espacial é característico apenas dos bairros periféricos de baixa renda.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra D
Explicação:
É correto afirmar que essa situação representa um processo de segregação residencial, pois reflete uma divisão social na cidade, em que a concentração de pessoas definidas por um padrão socioeconômico não viabiliza uma diversidade social em setores específicos de uma cidade. Ao contrário do que geralmente se imagina, a segregação também é comum entre os grupos sociais ricos de uma cidade. Trata-se de uma “autossegregação”, caracterizada pela escolha de viver em um lugar selecionado e afastado de áreas indesejadas. A centralização e a descentralização, por sua vez, representam fenômenos mais amplos, que envolvem setores econômicos e produtivos da cidade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás