É desafiador o processo de desenvolvimento de competências. Perrenoud (2000) estabelece uma relação de dez competências novas que o professor deverá desenvolver para ensinar no século XXI. A profissionalização desse profissional pode parecer, aos seus olhos, que ele não tem tais competências, ou seja, é incompetente frente às demandas que lhe são postas diante de uma educação dispersa.
A autoformação parte do pressuposto de uma prática reflexiva e de iniciativa do próprio indivíduo. Além disso, o próprio professor estabelece sua relação de competências e estabelece um plano para implementá-las. E estas são bases para a profissionalização, sendo esta interdisciplinar.
Assim, considera-se que no processo de profissionalização por meio do desenvolvimento de competências, cada um que faz parte dessa rede tem uma contribuição a dar. Nesse sentido, levando-se em conta o papel do professor no seu autodesenvolvimento, elabore um plano de desenvolvimento para as competências definidas pelo autor. Você deverá apresentar pelo menos duas ações para cada competência.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: Para resolver esse desafio, o aluno deverá:
1) Estruturar um plano de desenvolvimento que contemple:
• Quais ações podem ser desenvolvidas. Por exemplo: conhecer a realidade da comunidade na qual a escola está inserida; competência: participar da administração da escola.
• Como a ação pode ser realizada, quais métodos ou procedimentos podem ser empregados.
• Sugestão de recursos necessários para se executar a ação. Exemplos: leitura; visitas técnicas; grupos de estudos.
2. Apresentar pelo menos duas ações para cada competência.
Explicação:
respondido por:
0
Com base nas competências de Perrenoud (200), aqui estão algumas ações que os professores podem tomar para desenvolvê-las:
- Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Ação 1: Realizar pesquisas sobre metodologias de ensino e desenvolver um plano de aula mais participativo e interativo.
Ação 2: Participar de workshops e oficinas para desenvolver habilidades em liderança e comunicação para melhor dirigir situações de aprendizagem.
- Administrar a progressão das aprendizagens
Ação 1: Criar e implementar instrumentos de avaliação para monitorar o progresso dos alunos e fazer ajustes necessários.
Ação 2: Participar de reuniões de planejamento pedagógico para discutir estratégias para promover a progressão das aprendizagens.
- Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação
Ação 1: Identificar e implementar estratégias para atender às necessidades individuais dos alunos, como a adaptação de atividades e materiais.
Ação 2: Buscar capacitações para desenvolver habilidades em design educacional, a fim de criar dispositivos de aprendizagem mais eficazes e personalizados.
- Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho
Ação 1: Criar oportunidades para os alunos trabalharem em equipe e colaborarem uns com os outros.
Ação 2: Incentivar a autonomia dos alunos e desenvolver estratégias para ajudá-los a definir e alcançar metas pessoais de aprendizagem.
- Trabalhar em equipe
Ação 1: Participar de grupos de estudos para compartilhar ideias e práticas com outros professores.
Ação 2: Colaborar com outros professores para planejar e implementar atividades interdisciplinares.
- Participar da gestão da escola
Ação 1: Participar de reuniões e comitês escolares para contribuir para a tomada de decisões.
Ação 2: Propor soluções para os desafios enfrentados pela escola e buscar parcerias com outros professores e membros da comunidade.
- Informar e envolver os pais
Ação 1: Estabelecer canais de comunicação eficazes com os pais, como reuniões individuais e coletivas, para mantê-los informados sobre o desempenho dos alunos.
Ação 2: Desenvolver estratégias para envolver os pais na educação de seus filhos, como a criação de atividades de aprendiz.
Sobre Perrenoud
- Philippe Perrenoud é um pesquisador suíço, conhecido por suas contribuições na área de educação.
- Ele é professor emérito na Universidade de Genebra e tem sido influente na formação de professores na Suíça e em outros países.
- Uma das contribuições mais importantes de Perrenoud é a sua definição de competências, que são habilidades práticas que as pessoas podem desenvolver para ter sucesso em diferentes áreas da vida, incluindo o trabalho e a educação.
Aprenda mais sobre Perrenoud: https://brainly.com.br/tarefa/54959230
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás