As notas explicativas são de extrema importância na Contabilidade e têm como finalidade descrever as práticas contábeis utilizadas pelas empresas, fornecendo explicações adicionais sobre determinadas contas das demonstrações ou operações da organização.
IUDÍCIBUS, S. et al. Manual de Contabilidade Societária, aplicável a todas as sociedades. São Paulo: Atlas, 2010. (Adaptado).
Segundo as notas explicativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Elas evidenciam o aumento de valor de elementos do ativo oriundos de reavaliações.
II. As notas explicativas não podem ser classificadas como parte das demonstrações contábeis, tendo em vista que a mesma é apenas um documento auxiliar e facultativo.
III. Elas indicam os principais critérios de avaliação dos elementos que compõe o patrimônio, tais como estoques, cálculos de depreciação, amortização, exaustão, entre outros.
IV. As notas explicativeis contém possíveis eventos subsequentes à data de encerramento do período, caso estes possuam efeito relevante sobre a situação financeira ou sobre os resultados futuros da empresa.
É correto o que se afirma em
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II e IV, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I, III e IV apenas
Alternativa IV
Explicação passo a passo:
O objetivo das notas explicativas é auxiliar os usuários na leitura das demonstrações contá- beis. Por exemplo, no Balanço Patrimonial, no Ativo Circulante, a empresa pode simplesmente apresentar o montante da conta “Caixa e equiva- lentes de caixa”, contudo, isso não deixa claro para o usuário a origem desse valor (Opção III - Verdadeira). Por este motivo, a empresa se utiliza das notas explicativas para detalhar a conta, indicando quanto desse mon- tante é de caixa (dinheiro em espécie), o quanto é referente à conta bancária e a aplicações de li- quidez imediata
Como as notas explicativas têm a função de auxiliar na compreensão das demonstrações contábeis, cabe à empresa, observado as particularidades dos seus demonstrativos, definir o que é necessário esclarecer por meio das notas explicativas e qual o nível de detalhamento.
Contudo, a lei prevê algumas informações mínimas que devem ser apresentadas (ou seja, não é facultativo) (Opção II - Falsa). Conforme deter- mina a Lei no 6.404/76, as notas explicativas devem indicar:
Os principais critérios de avaliação de elementos patrimoniais.
b. Os investimentos em outras sociedades, quando relevantes.
c. O aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações. (Opção I - Verdadeira)
d. Os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes.
e. A taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações em longo prazo.
f. Onúmero,espécieseclassesdasaçõesdocapitalsocial.
g. As opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício.
h. Ajustes de exercícios anteriores.
i. Eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia (Opção IV - Verdadeira).
Resposta:
I, III e IV
Explicação passo a passo:
Corrigido pelo Ava