• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cacauangelus
  • Perguntado 3 anos atrás

Olá, sejam bem vindos no Fórum de sociologia da educação. Vamos dialogar sobre a importância da educação como ferramenta da superação do ser humano e da construção de uma sociedade igualitária, principalmente para os menos favorecidos. Para tanto, utilizaremos os fragmentos textuais do artigo de Alan Caldas Simões, que trata sobre a concepção de homem e sociedade a partir de suas teorias sobre o papel da escola. Realizem a leitura dos fragmentos textuais:SIMÕES, A. C. Libertação versus Hegemonia: Aproximação en­tre Paulo Freire e Antonio Gramsci. Akrópolis Umuarama, v. 25, n. 1, p. 61-68, jan./jun. 2017. Disponível em: http://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/6675. Acesso em 09 de março de 2019. A partir das questões levantadas no texto, com o título o Papel da escola, comente sobre os pontos de contato das ideias de Gramsci sobre o papel da escola com as práticas de Paulo Freire.

PAPEL DA ESCOLA - Para Gramsci “[a] escola é o instrumen­to para elaborar os intelectuais de diversos ní­veis” (GRAMSCI, 1999, p. 19). Nessa formula­ção, Gramsci mostra que o trabalho educativo visa a formar intelectuais para os grupos sociais. Gramsci pensa a formação de intelectuais vin­culados aos grupos subalternos quando propõe a criação de uma escola unitária, de formação humanista, que possua como princípio educati­vo a “[...] unidade entre teoria e prática, a forma­ção de dirigentes para a conquista da hegemo­nia.” (DORE, 2014, p. 311). Gramsci tem como referência prática e teórica a atividade editorial de revistas (“revistas tipo”), pois por muito tem­po trabalhou com revistas. De sua experiência ele propõe para a escola atividades semelhan­tes àquelas que ocorriam na atividade editorial como um relevante instrumento didático para elevar e organizar a cultura das classes subal­ternas (DORE, 2007). No campo educativo Freire propõe su­perar o que denomina “educação bancária” por uma educação problematizadora que visa à li­bertação do indivíduo (FREIRE, 1987, 1992, 1996, 2006). Segundo Freire, a educação ban­cária se caracteriza: pela rigidez nas relações de ensino e aprendizagem; utilização de conteúdos estáticos e de caráter universalista; na passivi­dade do educando; e em práticas de memoriza­ção e repetição descontextualizadas, entre ou­tras práticas (FREIRE, 1987, p. 33-35). Ele con­sidera que a concepção bancária da educação nega a possibilidade do indivíduo ser mais, nega a possibilidade de transcender a realidade co­mum e criticar o fatalismo da condição dos que são oprimidos. Já a educação problematizado­ra, leva à libertação da consciência do indivíduo, caracterizando-se pela ação dialógica que per­mite ao educando um aprendizado significativo (FREIRE, 1987, p. 39). Um ponto de convergência entre a peda­gogia de Freire e a proposta pedagógica grams­ciana é que ambas defendem a necessidade de uma educação ligada à vida, em que haja partici­pação ativa dos educandos no processo educati­vo, cabendo ao educador auxiliar os educandos a questionar a realidade e unindo palavra e vida ao contexto cultural e histórico (FREIRE, 1987, 1996, 2006; GRAMSCI, 1999, p. 45). Enquanto Freire aborda problemas específicos da educa­ção brasileira, como é o caso da educação de jo­vens e adultos, Gramsci apresenta uma propos­ta educativa ampla e sistemática, em que identi­fica aspectos como a formação humana, regime escolar, estruturação curricular, e a articulação entre educação e política em nível individual e coletivo inseridos no contexto italiano e mundial. As proposições de Freire para a organização da educação, contudo, se encontram fragmentadas na noção de conscientização e libertação. Bons estudos, participem!

Respostas

respondido por: tania2011742011
1

Resposta:

A educação é um fator preponderante nas relações sociais que as pessoas possuem, portanto, a educação é responsável por fazer com que as pessoas possuam conhecimento e um bom comportamento social.

As ciências sociais e a educação.

Desse modo, as ciências sociais estudam sobre o comportamento humano e como a sociedade se porta em devidas situações.

Assim, a educação está totalmente ligada ao social, pois, quanto mais educada a pessoa é, ela terá mais facilidade na sociabilidade e também em ter  bons comportamentos e principios.  

Explicação:

Perguntas similares