• Matéria: ENEM
  • Autor: Nanda2021n2021
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia a colocação a seguir:
“O comportamento alimentar do homem não se diferenciou do biológico apenas pela invenção da cozinha, mas também pela comensalidade, ou seja, pela função social das refeições. A cocção do alimento adquiriu enorme importância nesse plano, por favorecer as interações sociais. Logo, a carne fresca, a bebida fermentada, o sal e o azeite tornaram-se características das festas e das relações de boa convivência e símbolos das relações de amizade. (...) o comer e beber juntos além de fortalecer a amizade entre os iguais, servia para reforçar as relações entre senhor e vassalos e mesmo os acordos comerciais entre mercadores eram selados na taberna, diante de uma ‘panela’.”

MOREIRA, S. A. Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos. Disponível em: https://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000400009. Acesso em: 02/02/2022.

Baseado no texto anterior, podemos analisar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As relações sociais surgem como decorrência exclusiva das interações por meio da alimentação.

Alternativa 2:
Apenas quando o ser humano processa o alimento cru, é que ocorre o fortalecimento da sociedade.

Alternativa 3:
Interações sociais em momentos de alimentação são triviais e, portanto, menos importantes que outros momentos de interação.

Alternativa 4:
Como a alimentação é parte essencial da existência humana, a convivência social contém, e muitas vezes surge, desta atividade.

Alternativa 5:
O alimento é considerado mero instrumento de nutrição, não sendo estabelecido nenhum significado simbólico no seu consumo ou preparo.

Respostas

respondido por: gmggoncalves78
2

Resposta:

Como a alimentação é parte essencial da existência humana, a convivência social contém, e muitas vezes surge, desta atividade.

Explicação:

Perguntas similares