Na década de 30, o contexto educacional acadêmico encontrava-se imerso nos ideais progressistas de educação em contraposição à educação tradicional, a qual não mais favorecia os ideais de desenvolvimento do país naquele período, que se voltava para o avanço da industrialização. Tal cenário educacional constituiu-se em virtude da influência do movimento pedagógico da escola nova, especialmente, da corrente norte-americana, protagonizada por dewey. Assinale a alternativa que se relaciona com essa afirmação
Respostas
A alternativa que se relaciona com a afirmação sobre a Escola Nova é a letra A) Em meio a essas transformações, vários educadores verificaram certa desorganização do aparelho escolar e preferiram a administração participativa, com base nas diretrizes do poder público.
No século XX, a escola possuía o modelo de ensino tradicional, onde o professor possui destaque, sendo este o único que possui o conhecimento, e este tem a missão de repassar isso aos alunos, por meio de aulas expositivas. Cabe ao aluno decorar e reproduzir.
Movimento escolanovista
A partir da identificação de educadores de que as instituições de ensino estavam desorganizadas e que a administração individual era ultrapassada, houve uma nova corrente pedagógica que de disseminou pelo mundo, que era aquela que contava com uma administração participativa, e o aluno era o destaque no processo de ensino e aprendizagem.
Veja mais sobre movimento escolanovista:
https://brainly.com.br/tarefa/33888408
Resposta:
B.
Explicação:
B.
Ressalta-se que a estrutura administrativa que se compõe a partir dessa orientação deixa explícita uma forma de organização baseada na hierarquia das funções. Nessa perspectiva de administração, os diretores assumem papel preponderante: são considerados a figura central.
Para responder às ideias de desenvolvimento econômico e às demandas dos avanços da sociedade industrial, em meados da década de 30, as escolas se organizavam com base nas concepções da administração geral, também influenciadas pelo movimento pedagógico Nova Escola. Essa estrutura administrativa tinha o foco na hierarquização dos setores e na burocratização dos processos, sendo centralizada na figura do diretor. Esse sistema não possuía caráter participativo e não priorizava que a educação fosse para todos, da mesma forma que não tinha como objetivo minimizar as desigualdades sociais. O que acabou por reproduzir relações sociais que priorizavam o capitalismo acima de outros valores.