• Matéria: ENEM
  • Autor: mirtesmariano5334
  • Perguntado 3 anos atrás

A vida em sociedade não é sinônimo de paz, mas de conflito. Isto já se apresenta ao longo do tempo na medida em que concentramos muitas pessoas no mesmo espaço, ou seja, os conflitos são intensos nas sociedades urbanas. Destaque para a sociedade industrial capitalista, na qual vários pensadores se debruçaram nos conflitos urbanos da sociedade maquinofatureira e a quantidade de problemas que a vida industrial expressou. Em muitos destes conflitos, devido às suas proporções, se considerava que o ser humano deveria ser "moldado" à sociedade para que pudesse contribuir para o desenvolvimento econômico, gerar uma ordem social e contribuir para a superação dos conflitos. Uma linha de pensamento social considerada mecanicista expressa esta ideia. Diante desta reflexão e, após estudar o livro didático, responda: Dos pensadores sociais mais tradicionais, ou também considerados clássicos, qual deles se aproxima dessa concepção de sociedade? Por quê?


kekorosberg0728: trabalho completo, 61 9️⃣9️⃣9️⃣5️⃣8️⃣ .5️⃣7️⃣9️⃣2️⃣, tenho as respostas desse trabalho.

Respostas

respondido por: winederrn
0

Durkheim é o pensador social que se aproxima da concepção de sociedade apresentada. Isso ocorre porque, na visão de Durkheim, os conflitos sociais manifestam as anomias da sociedade.

O que é anomia social?

Na visão de Durkheim, anomia representa a ausência de normas capazes de regular a interação entre as pessoas que vivem no meio social. Desse modo, os grupos sociais podem apresentar falhas em suas funcionalidades.

Por fim, vale destacar que o Estado (que é maior em relação aos particulares) contribui para a redução dos conflitos sociais.

Aprenda mais sobre o tema pensadores sociais tradicionais em:

https://brainly.com.br/tarefa/51855358

Siga firme na direção dos seus sonhos!

Anexos:
Perguntas similares