• Matéria: Pedagogia
  • Autor: brunaabarnabe
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Gatti (2004) O uso de dados quantitativos na pesquisa educacional no Brasil nunca teve uma tradição sólida, ou uma utilização mais ampla. No entanto, existem diversas formas de se obter quantificações, dependendo da natureza do objeto, dos objetivos do investigador e do instrumento de coleta. A pesquisadora aponta três tipos de dados: categóricos, ordenados e métricos e, para cada um deles há possibilidades de tratamentos específicos conforme descrito na letra:

a. Os dados ordenados envolvem características que podem ser mensuradas e expressas numa escala numérica como, por exemplo, os graus da temperatura, ou as notas em uma escala definida.

b. Os dados métricos trabalham com a ordem, por exemplo, a ordem chegada de carros em uma corrida: primeiro, segundo, terceiro etc., ou a ordenação de alunos por um professor apenas de acordo com seu desempenho.

c. Os dados categoriais são aqueles que podem ser classificados, como a contagem do número de pessoas com determinada escolaridade, por exemplo, permitindo o agrupamento segundo alguma característica.

d. Os dados categoriais envolvem a associação de um valor numérico para a característica e um intervalo regular entre uma posição e outra.

e. Os dados métricos discriminam um agrupamento do outro, podendo cruzar categorizações obtendo maior detalhamento da informação.

Respostas

respondido por: maryvierra62
2

Resposta:

Dados categorais são aqueles que podem ser classificados, como a contagem do número de pessoas com determinada escolaridade, por exemplo, permitindo agrupamento segundo alguma característica.

Explicação:

Perguntas similares