As pesquisadoras André e Gatti (2010) apontam que o uso dos métodos qualitativos trouxe grande e variada contribuição ao avanço do conhecimento em educação, permitindo melhor compreender processos escolares, de aprendizagem, de relações, processos institucionais e culturais, de socialização e sociabilidade, o cotidiano escolar em suas múltiplas implicações. As autoras destacam pontos importantes dessa contribuição, como enunciado na letra:
a. Os pesquisadores em educação devem adotar de posturas investigativas inflexíveis para conduzir a pesquisa conforme parâmetros já postulados e consolidados.
b. As pesquisas educacionais não podem ser subjetivas, mas sim objetivas, pois a subjetividade não é controlável, carecendo de parâmetros para a análise dos dados.
c. Para compreender e interpretar grande parte das questões e problemas da área de educação é preciso recorrer a enfoques multi/inter/transdisciplinares e a tratamentos multidimensionais.
d. Os pesquisadores devem desconsiderar o ponto de vista dos sujeitos, pois são questões de senso comum e estes personagens estão envolvidos nos processos educativos, o que atrapalha a pesquisa.
e. As pesquisas educacionais devem recorrer a enfoques disciplinares para a compreensão dos problemas que se apresentam nos contextos escolares diversos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c.
Para compreender e interpretar grande parte das questões e problemas da área de educação é preciso recorrer a enfoques multi/inter/transdisciplinares e a tratamentos multidimensionais.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás