De modo geral, a oração é formada por sujeito seguido de um predicado, e o verbo, normalmente, aparece neste termo, funcionando como sua base. Nesse sentido, analise o enunciado a seguir e responda, por meio de uma resposta argumentativa, de 5 até 10 linhas, a seguinte questão: Qual é a função sintática da palavra “rir” e qual(is) características comprovam essa classificação/funcionamento? (Lembre-se de marcar todas as demais classificações sintáticas dos termos que se relacionam diretamente a esse).
Rir é um ato de resistência. (Paulo Gustavo)
Respostas
"Rir" desempenha a função de sujeito (determinado) por ser o termo o qual sofre a ação ou estado. "ato" é o predicativo do sujeito que classifica o sujeito ligado a esse por o verbo "é" que indica estado permanente. "de resistência" é uma locução adjetiva que exerce função de adjunto adnominal, pois caracteriza o substantivo "ato".
Resposta:
Na frase "Rir é um ato de resistência.", do humorista Paulo Gustavo, a palavra "rir" exerce a função sintática de "sujeito". Segundo a concepção filosófica grega, o sujeito é o termo sobre o qual se declara algo e o predicado é a própria declaração. Sob essa concepção, o termo "é um ato de resistência" é uma declaração acerca do termo "rir", levando-se à concluir-se que o termo "rir" é o sujeito, enquanto que o termo "é um ato de resistência" é o predicado, a saber, do tipo "nominal". Além disso, as palavras e termos do predicado nominal podem ser classificadas das seguintes formas: "é" é um verbo de ligação, o qual conecta o sujeito à sua característica "um ato de resistência", a qual é classificada como predicativo do sujeito. A palavra "ato" é classificada como núcleo do predicativo do sujeito, enquanto que "um" e "de resistência" são adjuntos adnominais.
Explicação:
Os conceitos de sujeito e predicado encontram-se a partir da página 55 do livro "Língua Portuguesa II" - UniCesumar