• Matéria: História
  • Autor: juniorbaliana
  • Perguntado 3 anos atrás

O Renascimento Cultural, ocorrido entre os séculos XIV e XVI, também é conhecido como Revolução Científica. A ruptura com o pensamento medieval e a valorização do papel de ser humano na determinação de seu destino, o que comumente chamamos de antropocentrismo.
A grande arma do ser humano é a razão sobre o mundo. Por ela, se é capaz de entender as coisas e agir sobre elas. Fazer escolhas com critérios humanos e dar sentido ao poder e a vida por ela. Nicolau Maquiavel foi uma das maiores expressões neste sentido. Seu pensamento é um marco na formação da ciência política.

LOPES, Mariane Helena; RODRIGUES, Ana Caroline. Ciências Políticas. UniCesumar:2018.
Sobre suas teses, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
Para Maquiavel o poder era uma expressão de Deus e todas as ações do governante dependiam dos sinais divinos através da fatalidade ou sorte.

Alternativa 2:
O rei nada mais era, para Maquiavel, do que uma expressão da vontade do povo. O monarca deveria ascender e decair conforme o desejo da sociedade se expressasse.

Alternativa 3:
Deve o rei ser governado pela razão e conhecer a lógica do poder. Não deve ser ater a ética e limitar suas forças aos acordos, se for necessário deve rompê-los. Contudo o rei deve ter a virtude e a fortuna, o dom e a sorte.

Alternativa 4:
Um governante deve ter princípios éticos, se ele não há governo. Se submeter a valores, religiosos em especial, permitem ao monarca agir de maneira coerente e ser um homem comprometido com o valor positivo, com o bem.

Alternativa 5:
Logo, o bom governo é o das alianças. O rei deve buscar ao máximo o compromisso com forças que possam ajudá-lo a se manter. Ele deve ser fiel aos acordos e jamais rompê-los. O bom governante e o que permanece no poder é fiel aos seus aliados.

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

Segundo Maquiavel, o rei deve se ater à racionalidade e separar a sua ética do seu poder governamental (Alternativa 3).

O que pensa Maquiavel?

  • O político de vigor e poder inabaláveis pensa e age de modo estratégico para se manter no poder. Assim, ele deve ser astuto e não contar, apenas, com a sorte, pois ela é mutável.

  • Um bom político é aquele que separa a ética da política, pois a ética deve ser posta no campo pessoal e particular, onde nada se tem a ver com a política, que representa campo de interesse comum.

  • O soberano precisa ser articulado, engenhoso, pois precisa do prestígio social para continuar no poder. Assim, tem como suas aliadas a sorte e a habilidade, ambas andam lado a lado.

Saiba mais sobre Maquiavel em: https://brainly.com.br/tarefa/12913262

Anexos:

ascomvivian: obrigado
Perguntas similares