Luria (1976) descreveu dois estágios que podem ser observados quando a criança desenvolve sua habilidade de escrever e as condições que lhe possibilitam avançar nesses estágios até compreender o sistema alfabético de escrita. Esses dois estágios se chamam: Pré-escrita (ou pré-instrumental) e a Instrumental. Acerca da fase pré-escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na tentativa de escrever, a criança produz rabiscos, em zigue zague, imitando a escrita adulta. Porém, seus rabiscos não têm sentido diante do que ela diz estar escrevendo. ( ) São rabiscos aleatórios, garatujas. Nessa ação, "a criança toma sua forma externa e acredita ser capaz de escrever mesmo antes de saber o que deve ser escrito”. ( ) Nesse momento, a escrita não tem relação com a memória. Ela não escreve para lembrar o que escreveu, a escrita é apenas uma imitação mecânica e cultural. FONTE: LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Tradução Diana Myriam Lichtenstein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F.
B) V - V - V.
C) V - F - V.
D) F - V - F.
helenitaaguiar432:
V-V-V
Respostas
respondido por:
1
No estágio da Pré-escrita, a criança escreve rabiscos de forma aleatória, porém não em vão, pois é uma tentativa de escrita da escrita adulta, contudo, a criança ainda não possui um conjunto de ferramentas práticas para exercer a escrita como os adultos. Assim, todas as assertivas são verdadeiras.
Pré-escrita e educação
Este estágio pode ser analisado também como uma crença da criança de que ela pode escrever aqueles códigos, ainda que não consiga escrever, de fato, o que almeja. É essencial que o professor compreenda estes processos para orientar os alunos em sala de aula.
Continue estudando sobre Educação em: https://brainly.com.br/tarefa/50628241
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás