O pioneirismo inglês na Revolução industrial ocorreu por meio de uma conjunção de fatores políticos, econômicos e sociais. Explique esse processo utilizando os itens do banco de palavras a seguir. Matéria-prima, fonte de energia, cerceamento ,mão de obra, marinha ,monarquia parlamentar, constitucional
Respostas
Resposta:
Matéria-prima: A maioria a população inglesa era rural e a maior parte eram criadores de ovelhas produtoras de lã, que foi a principal matéria prima na produção dos tercidos ingleses.
Fonte de energia: os ingleses possuiam em seu território enormes reservas de carvão mineral, que foi amplamente utilizado na primeiroa Revolução Indústrial. Serviam principalmente como fonte de energia para as máquinas a vapor.
Cercamentos: Um processo de apropriação das terra comunais (terras comuns) por burgueses ou nobres para a produção de uma fábrica, ou de uma matéria-prima. Isso foi possível porque o governo começou a exigir a documentação das terras pelos camponeses e os camponeses, por sua vez, dificilmente conseguiam dinheiro e meios para irem atrás da documentação, a maioria não sabia nem ler.
Mão de obra: desapropriados das suas terras os camponeses começaram um exôdo rural, se retirando do campo indo para a cidade em busca de alguma forma de sobrevivência. Por consequência, muita mão de obra disponível para as fábricas que estavam surgindo.
Marinha: O Ato de Navegação, que foi uma lei criada pelo governo de Oliver Cromwell na Inglaterra em 1651, para que as mercadorias importadas pelos países europeus só poderiam chegar a seus respectivos portos se fosse através de navios ingleses. Isso resultou no completo poder da Inglaterra sobre o comércio marítimo.
Monarquia Parlamentar Constitucional: que limitou o poder do rei da Inglaterra, fazando com que o Estado enterferisse menos na econômia e ainda colocando rpresentantes da burguesia como parlamentares, dando uma posição política para a burguesia da época.
Explicação: