Questão 02 – Leia um trecho de da reportagem “Português virou língua dos habitantes mais velhos em Timor-Leste” publicada no Jornal Folha de São Paulo no dia 08 de setembro de 2017:
“Entrar em um avião no meio da Ásia e ser interpelado em português soa estranho – exceto se o destino for o Timor-Leste, ex-colônia portuguesa que tem o idioma como uma das línguas oficiais. Apesar disso, pode ser difícil conseguir usar a língua quando se desembarca por lá.
“Para o gerente de projetos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) em Díli, Paulo Paniago, a recuperação do português como língua mais falada é uma questão de sobrevivência para o Timor-Leste. O português é a língua que dá uma certa unidade ao país e serve como referência para os timorenses. É preciso criar uma identidade própria”, afirmou ele à Folha.
“Hoje, o português é principalmente a língua da burocracia timorense e da elite intelectualizada. As leis e as normas oficiais estão sendo todas escritas em português”.
(Fonte: . Acesso em outubro de 2017).
Levando-se em consideração o trecho lido, argumente o porquê a língua portuguesa tem uma importância política, social e cultural, mais do que meramente linguística, nesses contextos de países asiáticos e africanos, para além do contexto luso-brasileiro (1pt).
Respostas
respondido por:
0
No trecho, existem argumentos que justificam o uso da língua portuguesa como relevante política, social e culturalmente em países asiáticos e africanos.
- O primeiro deles diz respeito ao português como língua que tem a capacidade de promover a unidade interna dos países. Como no passado histórico a colonização permitiu a expansão do português, a sua influência terminou por não se limitar ao aspecto linguístico, tornando-se elemento de coesão sociocultural e política. Por isso observamos que, em países asiáticos e africanos, a inserção do português pela via da dominação se transformou em um traço cultural, que adquiriu contornos e formas próprios dos locais dominados.
- O segundo argumento se relaciona à relevância que o uso do português passou a ter em países como o Timor-Leste. Além de ser uma das línguas oficiais do local, é também a língua em que se registram as leis e as normas oficiais do país, o que permite constatar que o português não é apenas mais um dos idiomas presentes na sociedade timorense, é uma referência que pode vir a trazer vantagens econômicas, a partir do fechamento de parcerias e negócios internacionais.
Timor-Leste
O Timor-Leste é uma ex-colônia de Portugal, considerado como um dos países mais jovens do mundo. Em 1999, foi declarado independente por meio de um referendo. Embora seja um dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, o quantitativo de timorenses que dominam o idioma Português é restrito. No Timor-Leste, existem, além do Indonésio, por volta de 20 línguas e dialetos.
Saiba mais sobre a CPLP em:
https://brainly.com.br/tarefa/11943857
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás