• Matéria: Biologia
  • Autor: albinaalves24
  • Perguntado 3 anos atrás

O transporte da maioria das moléculas para dentro e para fora das células requer o auxílio de proteínas de membrana especializadas. Mesmo no caso de moléculas com coeficiente de partição relativamente alto, como a água, ureia e certos gases, o transporte é frequentemente acelerado por proteínas específicas. Sobre essas proteínas:

A.

São proteínas solúveis que facilitam o transporte de moléculas através da bicamada lipídica.
B.

Canais são proteínas transportadoras de membrana que permitem a passagem de água, íons específicos e pequenas moléculas hidrofóbicas contra o gradiente eletroquímico.
C.

As bombas movidas por ATP conduzem íons e moléculas pequenas de maneira energeticamente desfavorável.
D.

As proteínas transportadoras, ou carreadoras, deslocam grande variedade de íons e moléculas tanto a favor quanto contra o gradiente eletroquímico.
E.

Os transportadores têm estruturas bastante rígidas, de baixíssima plasticidade, e isso é fundamental para suas funções na bicamada lipídica.
1 de 5 perguntas


Anônimo: https://wa.me/+5588993404177?text=ola

oi, faço trabalhos e provas.
se não quiser favor ignorar.

Respostas

respondido por: kmmesseder
0

Resposta:

com certeza e a letra A amigo

respondido por: Danas
2

A membrana plasmática consegue realizar transportes passivos, sem gastar energia, esse transporte acontece pelas proteínas lipossolúveis de membrana e pelos fosfolipídios de membrana, já o transporte ativo tende a ocorrer por meio de proteínas hidrossolúveis que estão na membrana (alternativa A).

Transporte ativo e passivo

Todo meio de transporte membrana que vai contra o gradiente de concentração é um meio de transporte ativo, como a bomba de sódio e potássio.

Já os passivos vão a favor do gradiente de concentração, tanto intracelular como extracelular.

Venha estudar mais sobre a membrana plasmática

https://brainly.com.br/tarefa/18441935

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares