• Matéria: Filosofia
  • Autor: warleyfds
  • Perguntado 3 anos atrás

"É evidente na história como o contato do Ocidente com o Oriente e com o Novo Mundo transformou o universo dos pensadores da religião da Europa, promovendo grandes transformações no universo religioso daquele continente. Não seria surpresa, em 1870, o alemão Friedrich Max Müller (1823-1900) propor um caminho diferente para se pensar o fenômeno religioso, uma ciência da religião. [...] Nasce, assim, a ciência da religião, como uma proposta de tornar o fenômeno religioso um objeto de pesquisa empírica, fundamentado no método dedutivo, à procura de um elemento comum que envolvesse todas as religiões."

FILHO, José Adriano; SOUZA, José Francisco de; GINI, Sergio. Estudos das Religiões. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017, p. 50, 51.

Com base no texto acima, podemos compreender que a religião se tornou de fato uma "ciência". Neste processo, o que é correto afirmar sobre o surgimento de uma "Ciência da Religião"?

I. A Teologia havia se tornado a disciplina mais importante, com destaque nas grandes universidades da Europa.
II. O racionalismo e o ateísmo foram fundamentais para questionar a Teologia e dar condições para que fosse desenvolvida uma ciência da religião.
III. Os paradigmas da religião tradicional européia haviam sido quebrados e a Teologia já não respondia aos anseios de um mundo em efervescente transformação.

As afirmações I, II e III são respectivamente:
A) V. F. V
B) F. V. V.
C) F. V. F
D) F. F. V

Respostas

respondido por: cunha33d
4

Resposta:

Resposta D. - FFV

Explicação: Não foi considerada a mais importante. O racionalismo e o ateismo ajudaram , mas em nenhum momento foram fundamentais.

Perguntas similares