Nas discussões sobre a educação do surdo se destacaram dois modelos de representação dos surdos e da surdez na sociedade, um desses modelos é o socioantropológico. Sobre ele, veja o que diz SKLIAR (1998),
o modelo socioantropológico permite reinterpretar suas tradições comunitárias como construções históricas, culturais, linguísticas e não simplesmente como um efeito de supostos mecanismos de compensação biológicos e/ou cognitivos. Concebe-se, assim, a surdez a partir da leitura cultural, na qual os surdos, em sua comunidade, se agrupam para discutir e opinar sobre suas vidas, não apenas porque têm em comum o fato de não ouvirem, mas por serem sujeitos visuais.
A partir do ponto de vista de Skliar e com base nos materiais indicados nas orientações de estudos, escreva um parágrafo de 10 a 15 linhas, posicionando-se a favor ou contra as ideias do autor. Justifique sua resposta com argumentos consistentes e bem fundamentados.
Respostas
O modelo sócio antropológico tem como objetivo observar os aspectos da sociedade, e, no caso do texto apresentado, entender a comunidade surda e como os indivíduos que possuem essa patologia estão inseridos na sociedade.
Notamos o conceito de indivíduo surdo a partir do diagnóstico médico, onde uma pessoa com surdez profunda será capaz de detectar alguns sons de baixa frequência, mas isso não é suficiente, valendo ressaltar que se a alteração auditiva ocorrer desde o nascimento, o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança.
Como notamos a comunidade surda?
As comunidades surdas não apoiam as escolas monolíngues, o estudo bilíngue se faz crucial na sociedade que vivemos atualmente, onde cada grupo, possui sua comunicação, e identificação a partir dos gestos.
Mais sobre o Atendimento Especializado:
https://brainly.com.br/tarefa/11655739