• Matéria: Sociologia
  • Autor: gbdinizz
  • Perguntado 3 anos atrás

urgente por favor!! ​

Anexos:

Respostas

respondido por: rafapadz91
1

Resposta: Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Alguns dos diversos exemplos: Movimento dos trabalhadores rurais sem terra; Movimentos feministas; Movimentos antirracistas; Movimentos ambientalistas (como o WWF e o Greenpeace); Movimentos de união de comunidades e periferia, como o Nós do Morro — que luta contra o racismo, a desigualdade social e a exclusão dos moradores de periferias; Movimentos de luta contra a homofobia e a transfobia, como o movimento LGBTQ+

Explicação: É impossível estabelecer uma fórmula única de funcionamento dos movimentos sociais, visto que eles são diversos, defendem pautas distintas e têm diferentes demandas de acordo com a sua localidade geográfica e seu tempo histórico. No entanto, algumas características podem ser elencadas como modos comuns de funcionamento deles.

Muitos movimentos sociais eclodem de movimentos e rebeliões de massa, como foi o caso do movimento LGBTQ+, de grupos do movimento negro, como os Panteras Negras, nos Estados Unidos, e do MST, no Brasil.

Eles podem ser constituídos por diversos grupos que lutam pela mesma causa, como o movimento feminista, que tem vertentes diferentes, o movimento negro, que é formado por um amplo conjunto de coletivos, e o movimento LGBTQ+. No entanto, cada grupo ou célula desses movimentos tem suas formas de organizar-se para promover a militância social.

Eles unem as pessoas em torno de uma causa comum.

Eles visam uma reestruturação social que inclua os seus interessados no poder comum e garanta-os seus direitos de cidadãos.


gbdinizz: muito obrigado!!!
Perguntas similares