Respostas
Resposta:
Dois fatores ajudam a explicar isso.
Primeiro, com o fim da escravatura, em 1888, os grandes latifundários, principalmente os grandes produtores de café, necessitavm de mão de obra para trabalhar em suas terras e não queriam pagar a uma ex pessoal escravizada pelo seu trabalho. Além disso, o trabalho dos europeus eram considerado como sendo melhor e superior ao dos ex escravos.
Em segundo, durante o século XIX vigorou muito forte, e principlamente no Brasil, ideias racistas como o Darwinismo Social, que pregavam o conceito de "raças humanas" afirmando que a "raça branca europeia" era em todos os aspectos superior. Nesse sentido, ouve um incentivo do governo para que emigrantes europeus vinhessem para o Brasil, visando o "embranquecimento da nação brasileira".
Explicação:
Essa resposta cabe se o contexto for o Brasil Império quase já chegando na República.
Agora, se for no contexto do Brasil Colônia é outra resposta.
Pois, na época da Colônia, Portugal incentivou a vinda de portugueses para o território brasileiro (que, vale ressaltar, na época nem era, ainda, chamado de Brasil) visando assegura o domínio desse território, uma vez que era constantemente invadido por outras nações como os Ingleses, Franceses, além dos Espanhóis que estavam bem ao lado da fronteira. Então era precisso povoar a colônia se não corria-se o risco de perdê-la. Aliás, a capital do Maranhão, São Luís, foi fundada por franceses e recebeu esse nome em homenagem ao rei da frança.