Respostas
Resposta:
Mundo globalizado. Várias técnicas de produção. Uso gradativo de defensivos agrícolas. Alimentos com pouca qualidade nutritiva. Esse é o cenário presenciado pela sociedade brasileira nos dias atuais e que vem trazendo insegurança alimentar, para quem busca uma vida saudável, pela falta de qualidade e acessibilidade dos alimentos.
Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), em 2014, mostrou que a insegurança alimentar ainda atinge cerca de 52 milhões de pessoas no Brasil. E essa ausência de segurança pode estar ligada diretamente a qualidade dos produtos que são oferecidas aos consumidores. O que ocorre é que na produção desses alimentos está sendo feito o uso em excesso de agrotóxicos e outros defensivos agrícolas, que são perniciosos tanto à saúde quanto ao solo que posteriormente receberá o cultivo de outras culturas.
Além disso, a falta de acessibilidade aos alimentos saudáveis é outro problema da insegurança alimentar, pois, os mesmos estão mais restritos às pessoas de média e alta classe, devido aos altos preços dos produtos que ainda podem ser considerados benéficos à saúde, como é o caso dos produtos orgânicos, na qual, a produção desses alimentos é feita apenas com outros produtos naturais.
A segurança alimentar é, portanto, um fator que deveria ser levado a sério por todos cultivadores e pelos representantes nacionais, pois está ligada diretamente a qualidade e acessibilidade dos produtos naturais, que deveriam ser alimentos saudáveis e ricos em nutrientes orgânicos. Contudo, para resolver essa problemática é de extrema importância que o Ministério da Agricultura juntamente com os parlamentares crie uma lei que proíbe o uso de agrotóxicos nas plantações, devido o mesmo trazer sérios riscos a saúde humana, como câncer e problemas neurológicos, e contaminar o solo.
A insegurança alimentar ainda é uma complexa realidade no Brasil, em virtude da ausência de políticas públicas eficiente que tratem de pessoas com carência nutricional, em que há a ausência do Estado.
Insegurança Alimentar no Brasil
A insegurança alimentar se estabelece em regiões que ainda não tem o acesso básico aos alimentos, sobretudo em populações mais miseráveis e carentes.
Trata-se de uma temática complexa, mas que exige espaço, para que o Estado possa se comprometer a combater estas desigualdades sociais, uma vez que é um direito do cidadão.
É notório que a insegurança alimentar vem sendo uma questão complexa no país, sobretudo nas regiões mais pobres, por conta da ausência do Estado. Em virtude deste processo, deve-se exigir mais do Estado, para que possa combater a carência nutricional que ainda causa mortes no país.
Mais sobre insegurança alimentar: brainly.com.br/tarefa/30484844
#SPJ2