Segundo Marx os conteúdos desenvolvidos pela religião são, na melhor das hipóteses, ideologias — ideias tendenciosas, representações falsas, parciais e incompletas da realidade — construídas para reforçar a dominação e a opressão, além de impedir a sua superação. A religião e suas instituições sancionam as formas econômicas de exploração, apóiam os governos que as promovem, defendem a divisão desigual de poderes e riquezas e as apresentam como a ordem natural das coisas, senão a expressão da vontade divina. Prometem, em um mundo futuro, uma vida plena e feliz para desviar a atenção dos oprimidos no seu presente, assim, evitam que eles se esforcem para mudar as estruturas que produzem sua miséria (FILHO, 2004, p. 50)
FILHO, José Adriano; SOUZA, José Francisco de; GINI, Sergio. Estudos das Religiões. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2019 p.88-9
I. De acordo com o trecho acima há uma relação ideológica entre religião e estruturas de poder. A partir da proposta de conformação e esperança a religião pode comprometer o senso crítico para com a realidade.
DESSA FORMA
II. Marx não está atacando as religiões, credos ou confissões, mas denunciando a utilização da religião como mecanismo de controle por estruturas de poder como o Estado.
A partir das afirmações acima analise as opções abaixo e assinale a correta:
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
alternativa A
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II apresenta uma conclusão válida para a asserção I.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás