a partir dos PCN aviação no Brasil, 1998 a educação física pode ter uma nova perspectiva direcionada a cultura corporal do movimento. Nesta tendência as aulas de educação física buscam explorar todas as práticas corporais que fazem parte da nossa cultura, e não apenas a priorização de determinados conteúdos, como os esportes, por exemplo. A partir da de então, a dança e os movimentos expressivos passam a fazer parte das atividades propostas para criança, desde a educação infantil estendendo-se até o ensino médio. Além de serem atividades essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, tem importante papel para a disseminação da cultura nacional e local. Nesse contexto disserte sobre a importância das atividades rítmicas e expressivas e a dança na escola.
Respostas
Resposta:
As crianças em idade pré-escolar estão em constante aprendizado, o crescimento e desenvolvimento varia de indivíduo para indivíduo, e tudo isso permeia inicialmente no ambiente escolar, onde essas crianças são obrigadas a saírem da segurança de suas casas e logo são submetidas a participarem de várias atividades dividindo o espaço com outras crianças. O progresso físico, mental e social se faz necessário para aquisição de habilidades psicomotoras. Neste estudo usamos a ginástica rítmica e expressiva como instrumento importante para a prática pedagógica nas aulas de Educação física, para demonstrar sua importância no desenvolvimento psicomotor.
Essas atividades proporcionam a busca pelo conhecimento do corpo e de sua capacidade de expressão, isso permite a criança uma melhor forma de se comunicar, refletindo e trocando experiências. É através do corpo que transmitimos alegria, dor, medo, prazer, raiva, entre outros sentimentos
Explicação:
fonte: nucleo do conhecimento