Um segundo aspecto dessa discussão, que se transformou numa representação social de professores e professoras, nesse campo de prática escolar, é tomar a nota como avaliação. É comum ouvir expressões, tais como: “Na avaliação, meus alunos não foram muito bem; em média, obtiveram notas entre 5 e 6”. As notas 5 e 6, em si, não dizem respeito à avaliação, mas ao registro de resultados em documentos oficiais. Ninguém duvida de que haja necessidade de um registro da passagem de um aluno por determinada escola, com a respectiva qualidade de sua aprendizagem. Todavia, esse registro não compõe a avaliação. Avaliação é diagnóstico que pode ser registrado em forma de nota, mas nota não é avaliação (LUCKESI, p.17)
Respostas
respondido por:
0
A avaliação funciona como um diagnóstico de uma determinada entrega, seja ela um trabalho, teste ou prova, bem como um material projetado para entrega, onde o avaliador deve considerar a temática solicitada.
Como esse processo acontece no ambiente escolar?
O processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais. Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática.
Por fim, a avaliação possibilita que o educador seja um mediador do processo, enquanto o aluno é o pilar do contexto escolar.
Mais sobre a gestão democrática:
https://brainly.com.br/tarefa/22393465
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás