• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cyrebelles
  • Perguntado 3 anos atrás

“A avaliação subsidiária dialógica que faço, e a que muitos dos alunos já estão habituados, propõe ação e fala em concomitância com o fazer arte, de modo a promover mecanismos de aprimoramento dos resultados e não a estagnação do que foi proposto em sala, um direcionamento constante”. PEREIRA, I. S.; DEHEINZELIN, M. Os caminhos da criatividade em artes visuais na sala de aula: uma proposta de avaliação mediada pelos conflitos e contextos contemporâneos. Revista Belas Artes, São Paulo, n. 24, maio/ago., 2017. p. 10. Disponível em: http://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/24/os-caminhos-da-criatividade-em-artes-visuais-na-sala-de-aula.pdf. Acesso em: 19 fev. 2020. Considerando os processos avaliativos nas artes visuais, analise as afirmativas a seguir.
I. É preciso cuidar a forma de expressar a opinião sobre o desenho dos alunos dos anos finais, a fim de não bloquear a criatividade e a expressão subjetiva.
II. O diálogo pode ser uma ferramenta importante durante o processo avaliativo, para não julgar as obras como acabadas e incentivar a reflexão do aluno sobre suas produções.
III. A avaliação deve ocorrer durante todo o processo artístico e ser mediada por diálogos.
IV. O objeto final de entrega não é apenas um trabalho e, sim, a materialização da subjetividade e dos desejos da criança, por isso é preciso ser crítico ao avaliar.

Ainda não há resposta para esta pergunta. Tente encontrá-la através do formulário de busca.

Perguntas similares