ALGUEM AJUDA ?
URGENTE PRECISO ENTREGA NESSA SEMANA
1- A FILOSOFIA NAU DEVE SER UM DOGMA E NÃO DEVE DEFENDER NENHUM QUE SE INSTITUA COMO ABSO LUTO POR QUÉ? EXPLIQUE
2- Apesar de ser critica e ter a razão como ferramenta, o que difere o pensamento filosófico do pensamento cientifico, na produção do conhecimento e da verdade ?
3- Sobre aquilo que temos certeza e exatamente o que devemos duvidas. Explique esta frase a partir de nossas discussões sobre a teoria do conhecimento.
Respostas
Resposta:
A FILOSOFIA NAO DEVE SER UM DOGMA E NÃO DEVE DEFENDER NENHUM QUE SE INSTITUA COMO ABSOLUTO POR QUÉ? EXPLIQUE
Isso significa que algumas posições — morais, epistemológicas ou religiosas — simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento. Algumas posições seriam eternas, imutáveis e intransigentemente inquestionáveis. Para um cristão convicto pela fé, por exemplo, a existência de Deus é um dogma.
Apesar de ser critica e ter a razão como ferramenta, o que difere o pensamento filosófico do pensamento cientifico, na produção do conhecimento e da verdade ?
O conhecimento científico é baseado nas experimentações, com a finalidade de atestar a veracidade e a validade de uma hipótese. Já o conhecimento filosófico também possuindo um caráter racional e lógico, mas não requer a necessidade de comprovação científica.
Sobre aquilo que temos certeza e exatamente o que devemos duvidas. Explique esta frase a partir de nossas discussões sobre a teoria do conhecimento.
para estarmos cientes da nossa própria ignorância sobre um tema, temos que ter um mínimo de conhecimento sobre ele. Só assim é possível identificar nossas dúvidas e as lacunas em nossa compreensão. Quando não sabemos praticamente nada sobre algo, fica fácil cair na ilusão de que conhecemos muito sobre aquilo porque não nos deparamos com a complexidade real do assunto.
Explicação:
fonte: teoria do conhecimento