• Matéria: Administração
  • Autor: fatecfatecfatec
  • Perguntado 3 anos atrás

“Se por um lado o saber do senso comum traz conhecimentos da sabedoria popular, evidenciando elementos para que o homem viva em sociedade, por outro, podemos conviver com o prolongamento de crenças e mitos carregados de um juízo de valor. Assim, podemos sugerir que o conhecimento do senso comum utiliza o método informal. Cabe ainda lembrar que esse tipo de conhecimento se modifica de acordo com o tempo e com a cultura no qual ocorre e está inserido. Pode, inclusive, chegar a ser comprovado cientificamente ou não.”



DEL-MASSO, Maria Candida Soares. COTTA, Maria Amélia de Castro. SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Pesquisa Cientifica e Senso Comum. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155305/1/unesp-nead_reei1_ei_d04_texto1.pdf Acesso em: 12 jun. 2021.

Considerando o texto de Del-Masso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - O senso comum também chamado de conhecimento empírico, diz respeito ao cotidiano, às nossas crenças, às verdades pragmáticas, à sabedoria popular.

PORQUE

II - O conhecimento adquirido através do senso comum permite a solução de problemas desde que haja muito planejamento, pois é produzido de maneira organizada e sistemática.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Escolha uma opção:

a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

c.
As asserções I e II são proposições falsas.

d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Respostas

respondido por: fatecbiagestao
0

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


Explicação:

O conhecimento de senso comum é aquele que nós desenvolvemos no contato diário com a realidade, e podem até servir de ensinamento, recomendação. São crenças, opiniões, provérbios, ditos populares e preceitos usados em ações práticas cotidianas.
O conhecimento empírico é o modo espontâneo, é o conhecimento do povo. É um conhecimento superficial, não tem intenção de ser profundo e de questionar as causas. Este tipo de conhecimento é ametódico e assistemático, e não se caracteriza pela confiabilidade que sinaliza conhecimento científico, visto que não segue uma metodologia científica.

Perguntas similares