• Matéria: Psicologia
  • Autor: ingrid77G
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base no estudo piagetiano do desenvolvimentocognitivo, Ferreiro e Teberosky (1979) propõem quatro fases pelas quais as crianças passam ao aprender a ler e escrever, sendo elas: pré-silábica; silábica; silábica-alfabética; alfabética. Acerca do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Pré-Silábica. II- Fase Silábica. III-Fase Silábico-Alfabética. IV-Fase Alfabética. ( ) A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si. ( ) À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes. ( ) Nessa fase a criança começa a compreender que a escrita representa sons da fala. Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba. ( ) Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. FONTE: FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - II - IV - I.
B) II - I - IV - III.
C) IV - I - III - II.
D) I - II - III - IV.

Respostas

respondido por: deusianealves43
13

Resposta:

Letra D

(  I ) A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si.

( II ) À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes.

( III ) Nessa fase a criança começa a compreender que a escrita representa sons da fala. Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba.

( IV ) Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever.

Explicação:

Nível Pré-Silábico – níveis 1 e 2

Nível 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes em letra cursiva. Apenas quem escreveu sabe o que significa. Ainda não se pode distinguir desenho e escrita em seus registros, recorrendo à utilização de desenhos. A escrita deve possuir variedade de caracteres. A quantia de grafias para cada palavra deve ser constante (Picolli; Camini, 2013). A escrita dos nomes é proporcional à idade ou tamanho da pessoa, do animal ou do objeto a que se refere. Ela escreve boi de forma gigante e formiga de forma mínima .

Nível 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. Fixa-se a quantidade mínima de caracteres para escrever – os caracteres aparecem organizados linearmente nesse nível. A forma dos caracteres está mais próxima das formas das letras e podem aparecer junto com números (Picolli; Camini, 2013).

Nível silábico

Nível 3: Aparece a hipótese silábica – a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra. As crianças relacionam a escrita à fala. Algumas crianças escrevem silabicamente, sem valor sonoro (Picolli; Camini, 2013). Começa um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigidas para que a palavra possa ser lida. Ela utiliza duas formas gráficas para escrever palavras com duas sílabas, o que vai de encontro à ideia inicial de precisar no mínimo de três caracteres

Nível silábico-alfabético

Nível 4: Passagem da hipótese silábica para a alfabética. A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema (Picolli; Camini, 2013). “Percebe que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras”

Nível alfabético

Nível 5: A criança desenvolve uma análise fonética, produzindo escritas com hipóteses alfabéticas. Daqui para a frente, as crianças enfrentariam outros desafios, como, por exemplo, a ortografia (Picolli; Camini, 2013).

respondido por: vanessabluandrade
3

Resposta:

letra D

Explicação:

Corrigidfo pelo AVA

Perguntas similares