• Matéria: Psicologia
  • Autor: adrianaantunes262
  • Perguntado 3 anos atrás

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), como o próprio nome sugere, leva em conta os aspectos cognitivos e comportamentais de um sujeito. Inclusive, a associação entre comportamento e pensamento é fundamental para esclarecer como funcionam a saúde mental do ser humano. Diferentemente de outros métodos que incidem sobre o inconsciente, na TCC, a figura central é o cliente integral, suas características e habilidades. A TCC tem forte evidência científica, logo, é utilizada para tratar desde tristeza, conflitos e desconforto, a depressão, ansiedade, traumas e fobias, para isso, lança mão de diversas estratégias e técnicas no decorrer das sessões, onde o psicoterapeuta e cliente estabelecem uma relação de confiança e compromisso, quesitos imprescindíveis para a aplicação apropriada e eficaz das técnicas da TCC.

Com relação a esse contexto, associe os elementos, apresentados na Coluna A, as suas respectivas descrições, apresentadas na Coluna B:


COLUNA A

COLUNA B

I. Dessensibilização sistemática.

1. Essa técnica se baseia na explicação de questões importantes do tratamento psicológico ao cliente. Ela deve ser feita da forma mais simples e didática possível, de acordo com a linguagem de cada pessoa, trata tanto de dados sobre o diagnóstico quanto de explicações sobre as atividades que são utilizadas durante as sessões, realiza-la traz bons resultados na adesão da pessoa à psicoterapia, pois, ninguém se compromete com aquilo que não conhece!

II. Espectador ou observador distante.

2. É uma técnica versátil que cresce em complexidade ao longo da psicoterapia. Consiste em solicitar ao cliente que inicialmente passe a registrar os pensamentos perturbadores que vem a consciência durante situações difíceis ou quando sozinho (dependerá da queixa). Outros elementos são acrescidos no decorrer do processo, tais como: sentimentos, reações fisiológicas, comportamentos, etc.

III. Psicoeducação.

3. Consiste em expor o cliente aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo psicoterapeuta. Ao fazer isso na psicoterapia, o cliente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento.

IV. Registro de Pensamentos Disfuncionais.

4. É uma técnica, que visa estimular o cliente a observar seus problemas em nova perspectiva, como se estivesse num teatro assistindo seus comportamentos. Esta técnica utiliza a imaginação e a visualização para colocar a pessoa fora do problema e assim reduzir a influência das reações emocionais ao narrar os acontecimentos, propiciando maior lucidez as análises.



Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Escolha uma:
a.
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.

b.
I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.

c.
I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.

d.
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.

e.
I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.

Respostas

respondido por: lineelima
0

Resposta:

Alternativa A!

respondido por: fisicaunitau14
0

Resposta:

I. Dessensibilização sistemática : 3. Consiste em expor o cliente aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo psicoterapeuta. Ao fazer isso na psicoterapia, o cliente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento.

II. Espectador ou observador distante : 4. É uma técnica, que visa estimular o cliente a observar seus problemas em nova perspectiva, como se estivesse num teatro assistindo seus comportamentos. Esta técnica utiliza a imaginação e a visualização para colocar a pessoa fora do problema e assim reduzir a influência das reações emocionais ao narrar os acontecimentos, propiciando maior lucidez as análises.

III. Espectador ou observador distante : 1. Essa técnica se baseia na explicação de questões importantes do tratamento psicológico ao cliente. Ela deve ser feita da forma mais simples e didática possível, de acordo com a linguagem de cada pessoa, trata tanto de dados sobre o diagnóstico quanto de explicações sobre as atividades que são utilizadas durante as sessões, realiza-la traz bons resultados na adesão da pessoa à psicoterapia, pois, ninguém se compromete com aquilo que não conhece!

IV. Registro de Pensamentos Disfuncionais : 2. É uma técnica versátil que cresce em complexidade ao longo da psicoterapia. Consiste em solicitar ao cliente que inicialmente passe a registrar os pensamentos perturbadores que vem a consciência durante situações difíceis ou quando sozinho (dependerá da queixa). Outros elementos são acrescidos no decorrer do processo, tais como: sentimentos, reações fisiológicas, comportamentos, etc.

Perguntas similares