Respostas
Resposta:
Grande população e grande ocupação de um determinado território (cidades) Especialização integral e divisão avançada do trabalho. Produção de um excedente agrícola que sustente o governo e uma sociedade dividida em funções. Edificios públicos monumentais.
Explicação
Resposta:
Revolução urbana é a denominação da mudança na organização das sociedades após o desenvolvimento da atividade agrícola. O processo ocorreu ao longo da história nas diferentes partes do Planeta.
O conceito de revolução urbana foi utilizado pela primeira vez pelo arqueólogo Gordon Childe (1892 - 1957). Childe demonstra que a evolução tecnológica no desenvolvimento de ferramentas dá ao homem a autonomia na produção de alimentos.
Tendo capacidade de gerar e armazenar alimentos, o homem pré-histórico foi beneficiado com melhor qualidade de vida. As consequências foram o aumento da quantidade de indivíduos no grupo e a mudança do comportamento social. Até o domínio da agricultura e pecuária, as sociedades eram essencialmente coletoras, caçadoras e nômades.
A necessidade de migrar em busca de alimentos era um obstáculo importante na autopreservação dos grupos.
Childe adotou um sistema de dez critérios para indicar o desenvolvimento de uma sociedade:
Escrita
Aumento do tamanho do grupo
Concentração de riqueza
Edificações de larga escala - grandes construções
Arte representativa
Conhecimento da ciência e engenharia
Comércio exterior - interação com outras sociedades
Presença de especialistas que dominavam a subsistência
Sociedade dividida em classes
Organização política baseada na residência e não em parentesco
O sistema foi criticado por estudiosos que apontaram não ser necessária a obediência a todos os critérios para considerar uma organização social. Entre os fatores excluídos está a escrita.
Explicação: