• Matéria: Matemática
  • Autor: amigosdapedagogiaag
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base nesse estudo, e a partir dos materiais da disciplina, elabore um texto, contendo de 8 a 12 linhas, analisando a proposta do Novo Ensino Médio e a articulação entre conteúdos matemáticos e de outros campos do conhecimento. Reflita a respeito das potencialidades desse tipo de abordagem para o ensino de Matemática no Ensino Médio, independentemente dos itinerários formativos adotados. Conclua sua reflexão indicando possíveis assuntos que poderiam ser abordados com turmas do Ensino Médio de tal forma a favorecer a percepção dos alunos acerca das contribuições dos conceitos matemáticos para o desenvolvimento de outras Ciências, e de que forma esses temas poderiam contribuir para a formação integral dos alunos, inclusive para o mundo do trabalho. Apresente exemplos diferentes dos que são abordados nos materiais da disciplina.

Respostas

respondido por: linny2407
0

Resposta:

O que é o Novo Ensino Médio?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. A carga horária da BNCC deve ter até 1800, a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.

Explicação passo a passo:

Perguntas similares