Revolução Francesa A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que marcou o fim do absolutismo nesse país. Essa revolução, além de seu caráter burguês, teve uma grande participação popular e atingiu um alto grau de radicalismo, uma vez que a situação do povo francês era precária em virtude da crise que o país enfrentava. A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, hoje chamado de democracia representativa. A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo. [...]
Com base nesse texto, a partir da Revolução Francesa, ocorreram:
a) conciliações políticas e econômicas francesas com monarquias de Antigo Regime.
b) diversificações na economia francesa para a colaboração com as nobrezas.
c) interações pacíficas entre classes para reconstruir a política francesa.
d) modificações políticas e sociais que influenciaram outros países.
Respostas
Resposta:
A partir da Revolução Francesa, ocorreram modificações políticas e sociais que influenciaram outros países. Alternativa D.
A Revolução Francesa, além de libertar o povo francês da opressão do Regime absolutista, também serviu de inspiração para outras inúmeras revoltas emancipatórias que surgiram posteriormente, com base nos princípios iluministas de Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
Uma dessas revoluções mais famosas, foi a Revolução do Haiti, que libertou os escravos da ilha de São Domingos dos mandos da colônia francesa, que por meio da ganância de Napoleão Bonaparte, explorava e humilhava os escravos haitianos.
Lembrando que os revoltosos de são Domingos também foram fundamentais para o processo de Independência do Haiti.
Explicação: