Algumas empresas têm utilizado as chamadas lojas-conceito. Tais empreendimentos têm um ambiente em que, normalmente, os estímulos sensoriais, estrategicamente colocados no ambiente físico, geram sensações de experiências diferenciadas para os clientes, objetivando, assim, maior engajamento, mais tempo de permanência na loja e, consequentemente, maior consumo. Você poderá pensar em estratégias que envolvam as dimensões sensoriais: visão, som, cheiro, gosto e toque.
Analise quais delas são pertinentes e adequadas para esse novo ambiente e crie algumas ideias de como podem ser realizadas no ambiente físico. Você precisa pensar, também, se é possível utilizar todas e apresentar, para cada uma delas, a sua justificativa de uso.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
É importante utilizar todas as dimensões, portanto será apresentado um padrão de resposta completo, contendo: visão, som, cheiro, gosto e toque. Você deve pensar em como utilizar cada uma das dimensões com base no conteúdo apresentado no capítulo.
Então, como os sentidos podem ser estimulados nessa nova loja-conceito para crianças de 0 a 3 anos? Veja:
Visão: incluir imagens, fotos e vídeos de bebês; mostrar laços familiares estimula a dimensão de visão. Ver aspectos relacionados aos bebês gera empatia e engajamento.
Som: sons suaves, tais como melodias sem letra ou músicas eruditas e instrumentais, são boas ideias, desde que estejam em volume baixo, às vezes quase imperceptível. Isso remete ao som que as crianças nessa idade estão acostumadas em casa. Se os pais chegam com os filhos nessa loja e o som está alto as crianças podem chorar, o que irá afastar os pais da loja.
Cheiro: utilizar cheiros suaves, principalmente cheiros de bebê, ajuda muito. Isso faz com que os pais ou demais clientes lembrem o dia do nascimento ou das primeiras horas do neném. Isso influencia muito no engajamento.
Gosto: é um aspecto que deve ser trabalhado com muito cuidado, pois como se trata de uma loja de roupas para crianças de 0 a 3 anos, o estímulo pelo paladar deve ser delicado. As crianças dessa faixa etária têm uma dieta controlada, então, uma possibilidade é a estratégia ser direcionada apenas para o consumo das mães. Essa dimensão pode ser trabalhada em paralelo com a visão e com o som, por exemplo, que podem, naturalmente, estimular o apetite dos clientes que estão comprando na loja. É possível oferecer amostras de alimentos que a criança poderá introduzir na alimentação, tais como frutas ou outros produtos mais naturais. Isso gera nos clientes a sensação de que a marca se preocupa com a alimentação dos pequenos.
Toque: é importante que os compradores possam tocar e experimentar o que for possível dentro da loja. Tocar no produto que será adquirido influencia muito na experiência de compra.