Respostas
Resposta:
Sim
Explicação:
Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego.
Resposta:
Sim, uma pequena diferença, o "EGO"
Explicação:
O egoísmo e o egocentrismo são termos muito confundidos na sociedade e até mesmo aparecem como sinônimos em muitos dicionários. De fato, esses dois conceitos têm muito em comum, sobretudo a exaltação do “ego”, isto é, do “eu”.
O egoísta é uma pessoa que tende a defender os seus interesses diante do outro, podendo ou não prejudicar os demais. A linha entre defender a si mesmo e agir com egoísmo é muito tênue, e nem sempre as atitudes ficam claras. Uma ação pode ser interpretada como defesa individual ou como egoísmo, dependendo do ponto de vista.
No caso do egocentrismo, o problema vai além. O indivíduo não apenas preocupa-se com as suas necessidades mais do que com as do outro, como também acredita verdadeiramente que ele deve ser o centro das atenções. Ninguém é tão digno de receber atenção, respeito e benefícios quanto ele. É como se o mundo girasse ao seu redor, e todos os outros devessem agir de acordo com as suas ideias.
Apesar das sutis diferenças, o egoísmo e o egocentrismo são considerados sinônimos na prática.