• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

Dentro do espectro da filosofia política, a concepção de cidadania foi e é um dos tópicos mais discutidos ao longo da tradição ocidental. Nesse processo, a influência da democracia dentro dos regimes de governo, sobretudo no século XVIII, é um dos demonstrativos do quanto os pensadores da antiguidade e da modernidade observaram os fenômenos democráticos e os consideraram como instrumento de reflexão e debate. Nesse sentido, podemos dizer que a influência dos gregos antigos com a democracia foi notável para a formação da política moderna. Tendo em vista os conteúdos abordados em sala de aula, em que medida podemos dizer que as críticas de Platão e Aristóteles a democracia podem ser vistos na modernidade no pensamento de Thomas Hobbes? Se sim, demonstre as críticas dos pensadores gregos e seus motivos e como eles concordam com Hobbes. Diante desta questão, podemos afirmar que demais autores contratualistas como John Locke aderem a democracia? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: larissamagrani
2

Sim. O contratualismo de Locke pressupõe a democracia, pois o filósofo visa à liberdade de expressão como manobra da cidadania.

O que nos diz Locke?

  • Locke é adepto de um contratualismo consensual, diferentemente de Hobbes. Para ele, o homem não pode abdicar da sua liberdade no estado de natureza, porque é um direito inato do ser humano.

  • Com isso, estipula que tal pacto seja mediado pelo juiz, o árbitro dos conflitos no campo político e social. Contudo, os direitos fundsmentais precisam continuar a existir no Estado.

  • Para que todos opinem, a melhor forma de governo é a democrática, isso porque exige a participação política da maioria e é uma maneira de exercer os direitos dos civis.

Saiba mais sobre Locke em: https://brainly.com.br/tarefa/3038008

Anexos:
Perguntas similares