• Matéria: Pedagogia
  • Autor: orlandomacedo1
  • Perguntado 3 anos atrás

As desinências nominais são elementos mórficos fundamentais na identificação de gênero e número nas classes variáveis como os artigos, substantivos, adjetivos e pronomes. Existem ainda as desinências verbais que nos auxiliam na classificação dos tempos, modos, número e pessoa nos quais os verbos estão sendo conjugados. Com o avanço da comunicação mediada pelas redes sociais, se observa o surgimento de vocábulos que pretendem fazer uso do chamado gênero neutro, ou seja, trata-se de uma questão em desacordo com a norma-padrão gramatical. A partir disso, acompanhe a seguinte situação: Descrição da imagem não disponível Nesse sentido, explique ao aluno a importância dos morfemas, em especial das desinências, na identificação e classificação das categorias gramaticais, fornecendo também exemplos.

Anexos:

Respostas

respondido por: jessicaalvesverar
5

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Os morfemas cumprem funções essenciais em língua portuguesa (identificação do gênero, flexão em número, caracterização dos tempos e modos verbais).

O uso do chamado gênero neutro é um fenômeno que tem como objetivos a inclusão e a discussão da questão acerca dos gêneros binários e não binários. Desse modo, ele se refere muito mais a uma questão social que linguística.

Dessa forma, é importante salientar aos alunos que se o nome apresenta uma correspondência de formas (uma para o masculino, outra para o feminino), é evidente que ambas devem ser marcadas por morfemas distintos. Como o feminino é formado com o acréscimo do /-a/, esse morfema é seu traço distintivo básico. Já o que caracteriza o masculino é ausência de morfema, ou seja, o Ø.

Exemplos:

freguês + Ø              André + Ø

fregues + a              Andréi + a

No caso da embalagem em questão, vale destacar ainda que, em razão de o produto ser destinado ao consumo do público em geral, a concordância do pronome deve ser feita no masculino “mais suco para todos".

Explicação:

respondido por: gabipquintana
2

Sobre gênero neutro na gramática, podemos explicar que a sua função está associada com a inclusão de pessoas com gêneros binários e não binários, sendo utilizada para inclusão social. Porém, quando nos referimos à gramática, devemos levar em conta que a utilização da desinência é fundamental para que a nossa língua seja compreendida, para classificar verbos, substantivos e números.

Exeplos de desinência:

  • Cláudia ficou surpresa / Cláudio ficou surpreso
  • Surpres + a / surpres + Ø

Compreendendo a imagem apresentada

Devemos explicar que o exemplo do texto na embalagem do suco é com o intuito de gerar inclusão social, porém, que a desinência deve ser utilizada na linguagem escrita e falada quando necessário.

Espero ter ajudado! Complemente seus estudos aprendendo sobre desinências em https://brainly.com.br/tarefa/24834768

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares