Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas, era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social, com fins ao ordenamento da sociedade e ao progresso. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Analise as afirmativas abaixo segundo a perspectiva de Comte: I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais. II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, analisados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos. III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho. Assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
3
A sequência correta se apresenta em: I e II. Comte notou a neutralidade científica, ou seja, o pesquisador necessita de um método para que o trabalho possa ser colocado em prática, considerando as leis universais que explicam a natureza.
Como vemos o papel de reflexão de Comte?
Para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:
- O metafísico;
- O empírico;
- O teológico.
Para Comte, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Mais sobre a sociologia clássica:
https://brainly.com.br/tarefa/24134110
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás