Tendo em vista a correlação positiva encontrada entre práticas parentais positivas, apego seguro e desenvolvimento socioemocional saudável, conclui-se que profissionais de Psicologia devem focar sua intervenção com pais e filhos na promoção de práticas parentais positivas e de um apego seguro. Embora o apego entre pais e filhos comece na mais tenra infância, ele pode sofrer modificações e melhorar ou piorar sua qualidade de acordo com as relações familiares ao longo da vida. Portanto, a possibilidade de intervenção não se limita à primeira infância e pode ter resultados excelentes até mesmo na adolescência.
PACCA, D. C. S. Práticas Parentais e apego: uma revisão integrativa de literatura. Dissertação de Mestrado, Programa de pós-graduação em Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, 2019.
Considerando a relação entre pais e filhos, analise as afirmativas a seguir:
I - O surgimento e a manutenção de problemas de comportamento são causados por múltiplos fatores. Quanto mais fatores de risco estiverem presentes maiores parecem ser os problemas de comportamento da criança.
II - Comportamentos externalizantes, tais como agredir, desobedecer, confrontar, são considerados problemas de comportamento, e podem surgir e se manter exercendo a função de contracontrole, devido às práticas parentais autoritárias.
III - Os comportamentos considerados inadequados das crianças são mantidos, principalmente, em decorrência de déficits de habilidades sociais apresentados pelos próprios pais.
IV - Por meio de uma disciplina inconsistente, pouca interação positiva, baixo monitoramento e insuficiente supervisão das atividades da criança, os pais estimulam problemas e ainda contribuem para a promoção de falhas no desenvolvimento de habilidades sociais da criança.
É correto APENAS o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III.
b.
I, II, III e IV.
c.
III e IV.
d.
I, II e IV.
e.
II e III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
todas estao corretas
Explicação:
corrigido ava
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás