Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Para tal necessitam de aptidões e habilidades, além de competências específicas relacionadas a eficácia e a eficiência. Mesmos em contextos de adversidade, existem administradores aptos a guiar suas organizações com eficiência e eficácia. Nesta circunstância, o que exatamente é ser eficiente e eficaz?
Respostas
Resposta:
Eficiente - é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa.
Eficaz - faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.
Resposta:
Eficiente é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia). Já eficaz significaa atingir o objetivo proposto, cumprir, levar a cabo.
Explicação:
A eficiência depende da forma como os recursos estão sendo utilizados e seu princípio geral é a relação entre esforço e resultados. Quanto menor for o esforço para produzir um resultado, mais eficiente é o processo. E está correta a alternativa que se refere a eficiente como fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, sem perdas ou desperdícios. Tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido. Isso é eficiência, fazer as coisas de forma certa.
Eficácia é atingir os objetivos estabelecidos. Eficácia preocupa-se com os fins. Você se torna eficaz quando consegue alcançar os objetivos por meio dos recursos disponíveis. Eficaz sempre tem relação com os resultados que as coisas que foram feitas trazem.